Curitiba: Novas estações-tubo na Linha Verde serão entregues nesta segunda


19/11/2024 - Banda B

Por Redação, com informações da SMCS

As novas estações-tubo Solar e Linha Verde serão entregues nesta segunda-feira (18). A Prefeitura de Curitiba confirmou a novidade neste domingo. Com isso, usuários do transporte público que passam pela Linha Verde serão beneficiados, mas também àqueles que vivem em Colombo (RMC) e passam pelo Terminal Roça Grande.


Vista aérea da nova estação-tubo Jardim Botânico, que será entregue nesta segunda-feira
Foto Daniel Castellano / Divulgação SMCS


A Estação Solar, no sentido Norte, fica no Bairro Alto, entre a Rua Moreno Roseira Penteado de Almeida e a Avenida Francisco M. Albizu, no trecho que vai do Viaduto Alberico Flores Bueno ao Conjunto Solar, entre a loja Daju e o Atacadão.

A Estação Jardim Botânico, no sentido Sul, fica no bairro de mesmo nome na altura do número 8.300 da Linha Verde, no viaduto sobre as avenidas Prefeito Maurício Fruet e Presidente Affonso Camargo.

A cerimônia será conduzida pelo prefeito e vice-prefeito, Rafael Greca e Eduardo Pimentel, ambos do PSD. A previsão de início está para a partir das 16h.

Novas linhas

Com a entrega da Estação Solar, a Linha Verde ganhará novas linhas de ônibus.

A linha expressa 350-Fagundes Varela/Pinheirinho terá trajeto ampliado e passa a se chamar 350-Solar/Pinheirinho.

Além disso, entra em operação a nova linha metropolitana Roça Grande/Solar, que liga o bairro de Colombo à nova estação-tubo da Linha Verde. As novas linhas entram operação na terça-feira (19).
Breve retrospectiva

No início do mês, a Urbanização de Curitiba (Urbs) informou que as obras para as duas estações-tubo mencionadas acima haviam entrado em sua fase final.

Antes da instalação das estruturas metálicas que formam as novas paradas de ônibus do sistema de transporte coletivo, foram executadas obras de infraestrutura viária no local.

Na estação Solar, dentro do Lote 4.1 da Linha Verde Norte, foram realizadas a pavimentação em concreto da canaleta exclusiva para os ônibus, pavimentação em asfalto das vias locais, execução de calçadas, implantação de canteiros com plantio de grama e obras de iluminação pública.

Na estação Jardim Botânico, foram feitas calçadas, implantação de canteiros com plantio de grama e obras de iluminação pública.

Cinco novas estações

O secretário municipal de Obras Públicas, Rodrigo Araújo Rodrigues, destaca que a conclusão das obras de infraestrutura viária no trecho da Linha Verde Norte (lote 4.1) possibilitou a instalação de cinco conjuntos de estações-tubo em ambos os sentidos do eixo de transporte.

Além da Solar e Jardim Botânico, as estações Atuba, Avenida das Torres e Universidade Federal do Paraná – Centro Politécnico estão em fase final de execução.

Com o progresso da Linha Verde Norte, pudemos avançar em novos contratos para garantir, além das estações Solar e Atuba no Lote 4.1, a entrega de outras três paradas (Avenida das Torres, Jardim Botânico e Centro Politécnico) em lotes finalizados em outras gestões, mas que ainda aguardavam a implantação das estações-tubo.Rodrigo Araújo Rodrigues, secretário.

De acordo com Rodrigues, a conclusão das estações Atuba, Avenida das Torres e Centro Politécnico está programada para dezembro.

Comentários