Carambeí terá primeiro modelo 'Tarifa Zero' dos Campos Gerais


26/10/2023 - A Rede

Transporte público gratuito no município terá três linhas, com dois itinerários urbanos e um rural; prefeita traz detalhes e destaca importância para a população


"A flexibilidade desse sistema nos permitirá atender da melhor forma possível às necessidades de nossos cidadãos", aponta Elisangela. - Foto: Divulgação

Por  Dhiego Tchmolo

A Prefeitura de Carambeí apresentou, nesta quinta-feira (26), uma nova atualização importante à população sobre o programa de transporte público com ‘tarifa zero’, 100% subsidiada pelo Executivo Municipal. A prefeita Elisangela Pedroso (PSB), destacou que este será um importante marco para o município, sendo a primeira cidade dos Campos Gerais com este tipo de modelo.

Em contato com o Portal aRede e Jornal da Manhã, a prefeita explica que o processo iniciará na sequência do recebimento dos ônibus. “Serão três linhas: duas urbanas e uma rural. Elas vão iniciar a partir do momento que a gente receba os veículos, faça a entrega, com uma solenidade junto aos vereadores”, elenca Pedroso.

A chefe do Executivo aponta que, à medida que forem identificadas as demandas, haverão ajustes. A princípio, o objetivo é circular com um estudo previamente construído. “Temos um itinerário básico para iniciar, mas vamos adequando às situações. O itinerário passará em cada nas vias mais importantes e movimentadas de cada bairro”, destaca a prefeita.

Com todo o estudo e viabilidade analisadas e constatadas, o objetivo foi de construir um programa de transporte com tarifa zero com objetivo de beneficiar a população, além de ser um modelo inovador entre os municípios da região. “A flexibilidade desse sistema nos permitirá atender da melhor forma possível às necessidades de nossos cidadãos”, explica a gestora.

“É algo que beneficia diretamente a nossa população que trabalha, estuda, leva os filhos na creche, se desloca de um canto para outro da cidade para seus compromissos. Isso reflete o atual cenário de desenvolvimento que estamos respirando em Carambeí com vistas ao crescimento nas próximas décadas”, citou Pedroso anteriormente sobre o tema.

“Os vereadores tiveram papel importante na implantação do projeto, votando o projeto de lei. Fazem parte dessa conquista para a população carambeiense”, complementa a prefeita. “Estamos empolgados com essa nova era de mobilidade e acessibilidade em Carambeí. Vamos juntos construir um futuro mais conectado e próspero”, aponta a publicação da Prefeitura de Carambeí sobre a proposta do ‘Busão Grátis’.

População contribuirá com modelo

O Serviço de Transporte Público Coletivo de Passageiros de Carambeí (SETPAS) tem custo estimado aos cofres públicos de R$ 1 milhão por ano, com rotas no perímetro urbano e rural. A intenção é disponibilizar gratuitamente linhas de ônibus que passarão por todos os bairros da cidade. “Os usuários poderão protocolar sugestões na Prefeitura, que serão analisadas e submetidos à apreciação do Conselho Municipal de Trânsito e Transporte”, indica o secretário municipal de Desenvolvimento da Prefeitura.

Com informações da assessoria de imprensa.