Curitiba


Histórico

Em fevereiro de 1919, o prefeito de Curitiba sanciona uma lei autorizando o Sr. João Fernandes explorar o serviço de auto-omnibus na cidade durante 20 anos.

Em 1928  a Companhia de Força e Luz inicia a operação das primeiras linhas de ônibus urbano na cidade, com frota de 15 jardineiras com os seguintes trajetos:

Rua 15 Vicente Machado
Rua 15 Batel
Marechal Floriano Cemitério
Praça Zacarias Água Verde
Praça Tiradentes Juvevê
Praça Tiradentes Colônia Argentina


Gazeta do Povo, 27/01/1928

Novos ônibus da Companhia de Força e Luz em 1935
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Auto Viação Araucária na década de 1930
veículos encarroçados num galpão da família Franceschi
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Auto Viação Araucária na década de 1930
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Praça Tiradentes em 1940

Praça Tiradentes

Empresa Araucária em 1941



A história do Transporte Coletivo de Passageiros de São José dos Pinhais tem seu início em 1929 com os jovens empreendedores Miravalhes, Favoreto e Antonio Zen, que constituiram a Empresa Santo Antônio, que era na verdade um ônibus. Em 1944, a Empresa já possuía 8 veículos-ônibus e, em 1951, 27 ônibus, ligando São José à Curitiba Via Boqueirão e Via Salgado Filho (Uberaba), além do Aeroporto Afonso Pena a Curitiba. Fonte Auto Viação São José

Auto Lotação para o Portão
Em cartaz o filme Noite de Tempestade de 1948
Coleção Gazeta do Povo
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Lotação na rua Marechal Floriano em 1950
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Viação Nossa Senhora da Luz. Carro Caio sobre chassi FNM

Linha Prado - Bom Retiro
Carro Nicola Urbano da extinta Marechal

Linha Novo Mundo em 1951

Praça Tiradentes em 1952
Nicola Urbano

Linha 303 (Rua 15 - Vila Machado)



Em 1960, sistema de ônibus municipal de Curitiba contava com 56 linhas, transportando diariamente 143 mil passageiros.


Empresas de Curitiba em 1960

Linha Juvevê - Campo Santo na década de 1960

Carro da Auto Viação Nossa Senhora de Fátima na rua Antônio Grade, próximo do Canal 4, em agosto de 1962 com destino ao Lar das Meninas, atual Jardim Mercês, única linha da empresa.

Apresentação de nova frota na rua Marechal Deodoro em 25 abril 1966 na gestão do prefeito Ivo Arzua Pereira. Coleção Cleverson Hernandes Alarcon. Amplia


Praça Tiradentes
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Em 1973, o sistema municipal de transporte público por ônibus de Curitiba contava com 111 linhas, transportando diariamente 668 mil passageiros.


Diário do Paraná, 29/05/1973, p.5
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Linha Campina do Siqueira
Novos ônibus em 31/10/1973

Diário da Tarde, 21/03/1974, p.2

Batalhão de Logística em 1974, atual Shopping Curitiba

Garagem da Redentor em 1979
Foto Cleverson Hernandes Alarcon
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Linhas e empresa em 1980
Diário da Tarde, 05/01/1980

Linha seletiva para Araucária com ponto final na rua
 Muruci esquina com Visconde de Guarapuava

Linha 216 (Cabral-Portão) da Viação Glória por volta de 1989 
Carro Marcopolo Torino 1983 sobre chassi Mercedes-Benz OF-1315

O Globo, Rio de Janeiro, 26/09/1996

Linha Turismo em 1996

Estação tubo da Praça 29 de Março, Mercês, em 1997
Foto Rogério Machado/SMCS

Rodoferroviária e Eixo Leste em 24 setembro 1998
Foto Cesar Brustolin / Prefeitura

Avenida Cândido de Abreu em 1999
Divulgação Prefeitura

Avenida Cândido Hartmann, bairro Santo Inácio, em março de 2000
Linha convencional 876 Savoia
Divulgação Prefeitura


Em 4 de novembro de 2021, a Prefeitura de Curitiba inicia os estudos de implantação de ônibus triarticulados elétricos a bateria, fabricados pela chinesa CRRC Corporation Limited, no Eixo Leste-Oeste. Veículos com 36 metros de comprimento com capacidade para 320 passageiros.


Divulgação CRRC


Em 28 de abril de 2023, foram iniciados os testes sem passageiros de um ônibus elétrico articulado marca BYD, fabricada em Campinas,  nas linhas Interbairros II.


Articulado da BYD em testes


Em 2023, o sistema de transporte público por ônibus de Curitiba era operado por 9 empresas: 

Auto Viação Mercês
Auto Viação Redentor
Auto Viação Santo Antonio
Viação Tamandaré
Viação Cidade Sorriso
Expresso Azul
Transporte Coletivo Glória Ltda
CCD Transporte Coletivo
Auto Viação São José

Em 2 de janeiro de 2025, foi instituída meia tarifa nos ônibus, aos domingos e feriados.

Em 4 de setembro de 2025, o governador Ratinho apresenta o Bonde Urbano Digital (BUD), veículo elétrico fabricado na China como projeto piloto da Agência de Assuntos Metropolitanos do Paraná (Amep). Planejado para ligar o Terminal Pinhais ao Terminal de São Roque em Piraquara, em linha experimental com 10 km de extensão.


Apresentação do BUD em Curitiba em setembro de 2025
Foto Atila Alberti / Tribuna do Paraná


Ficha técnica

Comprimento: 30 metros
Capacidade: 280 passageiros
Velocidade máxima: 70 km/h
Fabricante: CRRC (China)
Ar-condicionado
Baterias íons de lítio
Autonomia: 40 Km + recargas de 30 segundos para alguns quilômetros

O lançamento foi resultado de negociações iniciadas em 2024, quando a Amep buscou referências internacionais e acompanhou o lançamento do BUD em Monterrey (México). O contrato com a CRRC foi assinado em maio de 2025.


Em outubro de 2025 a Urbanização de Curitiba (Urbs) iniciou a implantação de dispositivos contra fura-catracas em 62 estações-tubo da cidade. A estação-tubo China, no Bairro Alto, foi a primeira a receber a barreira contra invasões. Foto Isabella Mayer/SECOM em 09/10/2025


Nova licitação em outubro de 2025

O objeto da nova licitação foi a outorga da concessão da exploração, operação e manutenção do sistema de transporte coletivo de passageiros de Curitiba, dividida em 5 lotes, para os licitantes que apresentarem a proposta mais vantajosa, conforme os termos do edital.


REFERÊNCIAS:

Serviço de Auto Omnibus em Curitiba. Auto-Propulsão. Rio de Janeiro. 01 março 1919. p.14.

MARQUES, Jessica. Curitiba (PR) estuda veículo triarticulado elétrico para o eixo Leste-Oeste. Diário do Transporte. 04 novembro 2021.

FREITAS, Rosiane Correia. Plural mapeia império das empresas do Transporte Coletivo de Curitiba. Plural Curitiba. 25 agosto 2023.

MARTINS, Julia. Novo transporte público em Curitiba. Acústica FM. 07 setembro 2025.

RIOS, Cristina. Urbs inicia instalação de barreiras contra fura-catracas em estações-tubo para combater invasões.Prefeitura de Curitiba. 10 outubro 2025.

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