Transporte coletivo: aberta licitação para o corredor Leste-Oeste

09/05/2015 - Prefeitura de Curitiba

A Prefeitura de Curitiba abriu processo de licitação para executar a primeira etapa das obras de readequação no Corredor Leste-Oeste do BRT (Bus Rapid Transit), que vai permitir a operação de uma nova linha de Ligeirão na cidade.

A empresa ou consórcio vencedor vai ser responsável por realocar estações-tubo e alargar a canaleta dos ônibus, com o objetivo de criar espaços de ultrapassagem, além de construir o Terminal CIC Norte/Eduardo Sprada. Também deverá ser implantada uma nova estação-tubo, próxima ao campus Ecoville da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), na Cidade Industrial.

As intervenções desta primeira fase ocorrerão ao longo da Rua Deputado Heitor de Alencar Furtado, entre as ruas Eduardo Sprada e General Mário Tourinho, em um trecho de 5,7 quilômetros, nos bairros CIC, Campo Comprido, Mossunguê e Campina do Siqueira.

Com financiamento da Caixa Econômica Federal, a execução dessa etapa representa um INVESTIMENTO de R$ 27,2 milhões. Para todo o eixo Leste-Oeste, está previsto um aporte de R$ 194,5 milhões, custeados pelo Município e pelo governo federal.

O recebimento das propostas está marcado para o dia 1º de junho, e a abertura dos envelopes ocorrerá no dia 2 de junho. A licitação das obras, que será feita por meio de Regime Diferenciado de Contratação (RDC), integra o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) da Mobilidade, do governo federal.

As obras marcam o início da implantação do Ligeirão Leste-Oeste, que vai fazer a ligação entre a CIC Norte e o Centenário (Cajuru), com previsão de carregamento de 80 mil passageiros por dia.

Diferentemente da solução aplicada nos eixos Norte e Boqueirão, em que as estações foram desalinhadas, a maioria dos tubos vai continuar frente a frente no eixo Leste-Oeste. Na nova concepção, elas serão apenas afastadas, com alargamento da via dos ônibus, permitindo a criação de espaços de ultrapassagem para o Ligeirão. Desta forma, fica garantida a integração entre os dois lados, e a circulação de pedestres torna-se mais segura e confortável.

Nos trechos próximos às estações-tubo, as pistas de trânsito lento, que margeiam as canaletas, serão transformadas em faixas elevadas, ao nível da calçada. Iluminação, paisagismo, bancos, áreas de descanso e paraciclos completam o projeto, desenvolvido pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), em parceria com a Urbs.

Além da Rua Deputado Heitor de Alencar Furtado, o eixo Leste-Oeste também é formado principalmente pelas avenidas Padre Anchieta, Sete de Setembro e Affonso Camargo. Por ele passam os ônibus do BRT Centenário-Campo Comprido que transportam, por dia, 100 mil passageiros e o Ligeirinho Pinhais-Campo Comprido.

O Leste-Oeste será a terceira linha do Expresso Ligeirão, já implantado nos eixos Boqueirão e Linha Verde Sul.