Superbus deve ser licitado até o fim do primeiro semestre

07/04/2015 - Folha de Londrina

Londrina – O projeto Superbus é um sistema de transporte coletivo que a Prefeitura de Londrina pretende implantar na cidade nos próximos anos. O modelo inicial previsto era o Bus Rapid Transit (BRT), mas a administração municipal optou por simplificá-lo e adotou o Bus With High Level of Service (BHLS).

Pelo projeto remodelado, o Superbus passará por 37 ruas e avenidas de Londrina, que receberão faixas exclusivas para ônibus e pontos personalizados, com coberturas e assentos. Do total, 24 vias serão contempladas com ciclovias. O sistema prevê que os coletivos passem por vias como a Duque de Caxias, Winston Churchill, Higienópolis, Leste-Oeste e Rio Branco, entre outras.

O município dividiu o novo sistema em duas fases. Na primeira serão construídos 26,9 quilômetros de vias com faixas exclusivas (45,82 km de corredor por sentido) e 82 paradas para embarque e desembarque. Já na segunda etapa vão ser implantados 42,6 quilômetros de vias com as canaletas para os ônibus (79,79 km de corredor por sentido) e 143 novos pontos. Estão previstos ainda a construção de três viadutos, reforma e ampliação de quatro terminais de integração e construção de um novo.

A licitação do novo sistema deve ser entregue pelo município até o final do primeiro semestre. Para sair do papel, o Superbus deve custar mais de R$ 124 milhões, com recursos financiados junto ao Ministério das Cidades, além de contrapartida do município de R$ 19 milhões.(L.F.C.)