Prefeitura de Londrina anuncia novas mudanças no Superbus

03/03/2015 - Folha de Londrina

Londrina - A Prefeitura de Londrina anunciou novas mudanças no projeto do chamado Superbus, sistema de transporte coletivo que deve ser implantado na cidade nos próximos anos. As principais modificações são em relação ao trajeto. O modelo previsto na época do lançamento, em 2013, era o Bus Rapid Transit (BRT). No final de 2014, foi feita a opção pelo Bus with High Level of Service (BHLS). O município ficou com receio de implementar uma iniciativa cara e com baixa demanda e optou por simplificá-la. O novo projeto está sendo discutido com a ONG Embarq Brasil, especializada em iniciativas de mobilidade urbana, e foi apresentado ao Ministério das Cidades pelo prefeito Alexandre Kireeff na última quinta-feira.

A administração municipal precisa de dinheiro federal para tirar o Superbus do papel. Financiamento já obtido pelo Executivo prevê investimento de R$ 124.705.100,00, com contrapartida de R$ 19 milhões. "Apresentamos a nossa ideia e os representantes do ministério ficaram bastante animados. Agora temos que terminar os estudos para começar a licitar as obras", destacou o responsável pelos projetos estratégicos da Prefeitura, Carlos Alberto Geirinhas.

Pelo projeto remodelado, o Superbus passará por 37 ruas e avenidas de Londrina, que receberão faixas exclusivas para ônibus e pontos personalizados, com coberturas e assentos. Ainda conforme o novo projeto, 24 das 37 vias serão contempladas com ciclovias, sem contar as quatro que já possuem as canaletas aos ciclistas. "Tiramos o foco da avenida Dez de Dezembro para dar atenção às duas artérias mais carregadas da cidade de acordo com os nossos estudos", explicou Geirinhas, citando as avenidas Winston Churchill e Duque de Caxias. "Descobrimos que são as duas vias que mais têm tráfego de ônibus depois de avaliarmos as origens e os destinos dos passageiros", completou. O projeto prevê ainda que os coletivos passem por vias como a Higienópolis, Leste-Oeste e Rio Branco, entre outras.

O município dividiu o novo sistema em duas fases. Na primeira serão construídos 26,9 quilômetros de vias com faixas exclusivas (45,82 km de corredor por sentido) e 82 paradas para embarque e desembarque. Já na segunda etapa vão ser implantados 42,6 quilômetros de vias com as canaletas para os ônibus (79,79 km de corredor por sentido) e 143 novos pontos.

O projeto remodelado prevê ainda a construção de três viadutos, reforma e ampliação de quatro terminais de integração e construção de um novo. A licitação do novo sistema deve ser entregue pelo município até o final do primeiro semestre.