Curitiba vai testar ônibus biarticulado elétrico híbrido

29/10/2014 - Gazeta do Povo


Um novo modelo de ônibus – elétrico híbrido e biarticulado – será desenvolvido e testado em Curitiba. O protocolo de intenções de eletromobilidade na Linha Verde foi assinado na manhã de ontem entre a prefeitura, a Volvo do Brasil, UTFPR e operadores do sistema. O veículo que será desenvolvido na cidade segue o mesmo padrão da montadora: vai operar 70% no modo elétrico e 30% com outra fonte de energia – diesel ou biodiesel. A novidade é que daqui sairá o modelo biarticulado que, posteriormente, passará a compor o portfolio de produtos da empresa.

De acordo com Luis Carlos Pimenta, presidente da Volvo Bus Latin America, as unidades de protótipos devem iniciar os testes em maio ou junho de 2016. Já os modelos definitivos estarão nas ruas em 2017. O projeto não traz custos para o município: é bancado pela empresa e por um instituto sueco de inovação.

O presidente da Urbs, Roberto Gregório da Silva Junior, destaca que esse é um momento simbólico, de início de nova fase do transporte coletivo, que busca por soluções sustentáveis. Gregório ressaltou que Curitiba sempre teve uma trajetória de liderança e inovação no que diz respeito ao transporte público e essa ação vem somar para a capital seguir capitaneando um movimento. "Esse é mais um esforço no sentido de agregar inovações com qualidade e sustentabilidade na cidade", afirmou.

Pimenta destacou a parceria entre a empresa e a cidade, lembrando que foi na capital paranaense que nasceu o modelo biarticulado da montadora, que hoje é solução em outros países. "Mais uma vez, Curitiba consegue trazer os melhores técnicos para a cidade e faz transferência de tecnologia", afirma.

Para prefeito Gustavo Fruet (PDT), esse é um passo importante a favor da inovação e as parcerias firmadas irão beneficiar toda a sociedade. "Precisamos olhar na manutenção do sistema e preservação das conquistas, mas também apontar tendências e caminhos no transporte de massa. Já temos modelos de ônibus elétrico circulando em outras cidades, mas esse é o primeiro que tem essa visão de trabalhar o articulado e biarticulado", diz.

Parceria

O ônibus elétrico híbrido será desenvolvido pela Volvo, que contará com o apoio técnico de professores e pesquisadores da UTFPR. Curitiba, assim, passa a integrar o City Mobitlity, projeto global de eletromobilidade da montadora e se une às cidades de Gotemburgo e Estocolmo (Suécia), Edimburgo (Escócia), Luxemburgo (Luxemburgo), Hamburgo (Alemanha), Montreal (Canadá), Bogotá (Colômbia), Xangai (China), Bangalore (Índia) e Cidade do México (México), que também testarão o veículo. Num segundo momento, o projeto deve chegar às cidades de Santiago (Chile) e São Paulo e Rio de Janeiro, no Brasil.