Gleisi visita Kireeff e divulga data para BRT

08/03/2014 - Folha de Londrina

Em sua primeira visita oficial como senadora a Londrina, a ex-ministra da Casa Civil Gleisi Hoffmann (PT) fixou para o próximo dia 13 a data de assinatura de convênio entre a Prefeitura de Londrina e o governo federal para liberar o financiamento do BRT (Bus Rapid Transit).

A implantação é a principal promessa do prefeito Alexandre Kireeff (PSD) para a melhora do trânsito em Londrina. Os ônibus de trânsito rápido serão bancados com recursos do PAC-2 (Programa de Aceleração do Crescimento), o PAC-Mobilidade.

Os repasses do governo federal serão de R$ 124 milhões, com contrapartida de R$ 19 milhões da prefeitura.

A data anunciada pela senadora pegou o prefeito de surpresa. De acordo com ele, após assinatura, a prefeitura terá mais um ano para fazer a licitação e, em seguida, três anos para execução das obras.

Apesar de estar em pré-campanha ao governo do Estado, tanto Gleisi quanto Kireeff negam qualquer conversa para alinhavar aliança com vistas a outubro. A senadora aproveitou a vinda para ministrar uma palestra em plenária do PT e marcou o encontro. "É uma visita de trabalho. Vim me colocar à disposição do prefeito, falar sobre investimentos do governo federal e anunciar os recursos para mobilidade urbana", afirma.

A reunião começou a portas fechadas com a presença da secretária de Inclusão Digital do Ministério das Comunicações Lygia Pupatto; dos deputados petistas André Vargas (federal) e Tercílio Turini (estadual); das vereadoras Lenir de Assis (PT) e Elza Correia (PMDB); do presidente da Câmara de Londrina, Rony Alves (PTB); e do vereador Professor Fabinho (PPS).

Após a participação ser liberada à imprensa, Kireeff e Gleisi conversaram, principalmente, sobre o modo como a tarifa do ônibus foi fixada no ano passado e no atual, sobre a tarifa zero para alunos da rede municipal e sobre financiamento federal dos hospitais locais. O encontro todo durou cerca de 40 minutos.