Projetos apresentados ao governo federal tornam Curitiba uma cidade multimodal

12/07/2013 - Prefeitura de Curitiba

Os projetos de mobilidade urbana apresentados pelo município ao governo federal devem transformar Curitiba em uma cidade que terá um sistema multimodal e integrado. São projetos com investimentos projetados de R$ 5,3 bilhões, apresentados esta semana à ministra do Planejamento, Miriam Belchior.

Do total de projetos apresentados estão a instalação de um sistema BRT modernizado, novos terminais de transporte coletivo, anéis viários para escoar o trânsito, trincheiras para desafogar o tráfego em pontos estratégicos da cidade, Linha Verde com cinco pistas para todos os tipos de veículos, um veículo leve sobre pneus movido a eletricidade e uma linha de metrô que atravessa a cidade de sul a norte – do Pinheirinho a Santa Cândida. Aliada à rede cicloviária e ao Plano Diretor de Calçadas, ambos em fase de elaboração pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), Curitiba terá diversos modais de transporte integrados entre si.

De acordo com o prefeito Gustavo Fruet, o Ministério do Planejamento deverá se manifestar num prazo aproximado de duas semanas sobre as propostas de Curitiba. Caso os projetos prioritários sejam aprovados, a liberação dos recursos poderá ocorrer ainda este ano, por via orçamentária ou por financiamento. Desta forma, os prazos de realização deverão ser cumpridos entre novembro de 2013 e julho de 2018. "Como Curitiba já vinha trabalhando há quatro meses nesses projetos, temos condições de iniciar a execução nos próximos meses. E foi exatamente o conhecimento demonstrado sobre a cidade e o nível de detalhamento dos projetos que impressionou a ministra Miriam Belchior", disse Fruet.

Nos últimos dias o governo federal ouviu oito prefeitos e oito governadores a respeito dos projetos de mobilidade existentes. "Esses projetos representam um ganho imenso para a cidade de Curitiba em termos de mobilidade realizada com qualidade, conforto e segurança. São projetos modernos e inovadores que devolvem ao Ippuc o protagonismo no planejamento da cidade de Curitiba", comentou o presidente do Instituto, o arquiteto Sérgio Póvoa Pires.

CONFIRA OS PROJETOS CONSIDERADOS PRIORITÁRIOS E OS PRAZOS DE EXECUÇÃO

METRÔ CURITIBANO
Extensão total: 22,4 km, com 20 estações.
Capacidade: 600 mil passageiros por dia útil
1ª Fase: 14,2 km
2ª Fase: até 8 km
Custo: R$ 2,1 bilhões (no projeto apresentado em Julho/2013), somados aos R$ 2,3 Bilhões de recursos assegurados anteriormente.
Prazo de obras: 4 anos
Início da obra: Maio de 2014
Final da obra: Maio de 2018


LINHA VERDE
Extensão: Cerca de 13 km, com seis estações do modal BRT.
Capacidade: 90 mil passageiros por dia útil (início da operação).
Custo: R$ 321.300.000,00
Início da obra: Janeiro de 2014
Final da obra: Dezembro de 2016


INTER 2
Extensão: 38 km (corredor perimetral) com 13 estações para o modal BRT.
Capacidade: 106 mil passageiros por dia útil
Custo: R$ 470.000.000,00
Início da obra: Julho de 2014
Final da obra: Julho de 2018


VEÍCULO LEVE SOBRE PNEUS (Fase 1)
Extensão: 18 km com sete estações para transporte em VLP elétrico.
Capacidade: 140 mil passageiros por dia útil.
Custo: R$ 500.000.000,00
Início da obra: Abril de 2014
Final da obra: Março de 2016


AUMENTO DA CAPACIDADE DO BRT
Eixo Leste-Oeste e extensão do Eixo Sul
Extensão: 27,7 Km com 52 estações para o modal BRT
Capacidade: 460 mil passageiros por dia útil.
Custo: R$ 285.000.000,00
Início da obra: Novembro de 2013
Final da obra: Junho de 2016


3° ANEL VIÁRIO
Extensão: 61,3 km em 140 estações para o modal ônibus articulados.
Capacidade: 77 mil passageiros por dia úil
Custo: R$ 208.700.000,00
Início da obra: Julho de 2014
Final da obra: Julho de 2018


VEÍCULO LEVE SOBRE PNEUS (Fase 2)
Extensão: 15 km com seis estações para transporte em VLP elétrico.
Capacidade: 120 mil passageiros por dia útil.
Custo: R$ 450.000.000,00
Início da obra: Maio de 2016
Final da obra: Maio de 2017


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