Usuários de ônibus de Londrina (PR) podem acompanhar trajeto dos coletivos pela internet

05/04/2013 - Portal Transporta Brasil, Victor José

Sistema foi implementado pela TCGL (Transporte Coletivo Grande Londrina), responsável por 81% dos ônibus da cidade
05/4/2013
17h01
Victor José, repórter do Portal Transporta Brasil
Entre em contato


A TCGL (Transporte Coletivo Grande Londrina) implementou em sua frota de ônibus o sistema Transdata de Monitoramento e Gestão de Frota, que permite que os usuários acompanhem pela internet se o coletivo está chegando no ponto, além de ajudar motoristas a escaparem de congestionamentos. A companhia, responsável por 81% da rede de ônibus da cidade paranaense, opera com 352 veículos, 109 linhas e cerca de 150 mil passageiros transportados diariamente.

"É um recurso que teve grande impacto junto à população. Chegamos a receber e-mails de usuários que não acreditavam naquilo. Eles ficaram surpresos", relata Manoel Nascimento, gerente de Tecnologia da Informação.

Por meio de uma CCO (Central de Controle Operacional), o sistema permite que se acompanhe instantaneamente qualquer ocorrência em cada um dos veículos.

"Analisamos como podemos reestruturar as linhas para diminuir a quilometragem ociosa, o desgaste do carro, e, ao mesmo tempo, atender melhor à população", explica o encarregado da CCO, Agnaldo Arthuzo. "Estudamos a distância entre as paradas, o fluxo de trânsito e a demanda de usuários de cada região, para localizar onde seriam os lugares ideais para os pontos de parada. Isso permite aumentar o conforto do nosso serviço aos passageiros e que nossos motoristas trabalhem com mais tranquilidade", conclui.

Está disponível no site da empresa um mapa da operação das linhas em tempo real , atualizado a cada 15 segundos.