Novos projetos para mais mobilidade e qualidade de vida em 2012

02/01/2012 - Urbs

A Urbs, empresa que gerencia o transporte e uso comercial de equipamentos urbanos prevê, para este novo ano, uma série de projetos voltados à melhoria da mobilidade e à qualidade de vida da população.

É o caso, por exemplo, do Ligeirão Norte ligando o terminal Santa Cândida à praça do Japão, criando mais uma opção de deslocamento - com viagens mais rápidas e com menos paradas - como já acontece nas linhas Boqueirão e Pinheirinho-Carlos Gomes.


Também está prevista para este ano a reforma do Terminal Santa Cândida o que, além da implantação do Ligeirão, vai viabilizar também a ampliação da integração do transporte com a Região Metropolitana.

O Sistema Integrado de Mobilidade (SIM), projeto desenvolvido pela Urbs em parceria com o Ippuc, começará a ser implantado ainda neste ano e vai garantir a gestão integrada do trânsito e transporte. Um dos primeiros passos do projeto será a implantação, até meados do ano, na Urbs, da Central de Controle Operacional (CCO) que reunirá técnicos de transporte e de trânsito no monitoramento on line das ruas da cidade podendo estabelecer comunicação direta com motoristas e usuários de ônibus.

No caso do trânsito, o sistema começa a ser implantado no Anel Viário, em construção pela Prefeitura ao longo de 25 quilômetros no entorno do centro. Neste trecho, painéis de mensagens variadas vão permitir avisar ao motorista das condições do trânsito na via e alternativas em casos de obras e acidentes.

No caso o transporte coletivo, dispositivos já instalados nos ônibus vão permitir a comunicação on line entre o motorista e a Central. O motorista poderá, por exemplo, entrar em contato com a Central em tempo real para comunicar acidentes, assaltos ou qualquer outra situação de emergência. Ele também poderá ser avisado, pela Central, quando for necessário – em função de acidente, por exemplo, alterar a rota.

Quase 200 ônibus novos vão entrar em operação no ano que vem, com uma renovação de 10% da frota operante (1.915 ônibus) e 30 ônibus híbridos, movidos a energia elétrica (bateria) e biocombustível, passarão a compor a frota de linhas de ônibus convencionais.

A compra do Hibribus, anunciada em meados do ano, também garantiu a Curitiba a implantação da unidade de produção destes ônibus. A Volvo, fabricante do Hibribus, anunciou a ampliação de sua unidade curitibana para produção do novo ônibus em nível mundial.

A previsão para 2012 é que os curitibanos também passem a contar com câmeras de monitoramento nos ônibus, terminais e estações tubo, garantindo mais segurança a passageiros e operadores. Também para este próximo ano está prevista a chamada mídia embarcada, com instalação de TVs nos ônibus para veiculação de informações, utilidade pública e publicidade.

Além dos usuários e operadores do transporte coletivo, a cidade como um todo vai ganhar no próximo ano um novo Centro de Eventos no Parque Barigui. Equipamento gerenciado pelo Urbs, o novo Centro está em construção a partir de licitação para uso e exploração comercial feita neste ano de 2011 e que teve como vencedor o consórcio Positivo J Malucelli. Endereço que vai colocar Curitiba na rota dos grandes eventos e feiras nacionais e internacionais, o Centro de Eventos Barigui tem um projeto sustentável, integrado ao paisagismo do Parque e com uma estrutura que permite abrigar até cinco mil pessoas ao mesmo tempo em um único auditório.