Curitiba: Expresso Pinhais/Ruy Barbosa renova frota e substitui cinco dos 16 biarticulados

11/12/2011 - Urbs

Usuários da linha expressa Pinhais / Ruy Barbosa contarão com cinco novos ônibus biarticulados, do total de 16 que fazem parte do pacote de renovação da frota. Três deles entram em operação já neste sábado (10), enquanto os outros dois circulam a partir da próxima segunda-feira (12). Os onze ônibus restantes entram brevemente em circulação, de acordo com o cronograma de renovação estabelecido pela Urbs – Urbanização de Curitiba S/A, empresa que gerencia o sistema de transporte coletivo urbano.

“A constante renovação da frota de ônibus de Curitiba, que em 2011 totalizou 557 coletivos, dos 1.915 em operação, é prova de um grau de qualidade de vida cada vez maior da população usuária de veículos dispondo da mais moderna tecnologia embarcada”, diz o diretor de Transporte da Urbs, Antonio Carlos Araujo.

Os novos biarticulados, encarroçados pela Neobus, de Caxias do Sul (RS), são pintados na cor vermelho Ferrari, semelhantes aos da linha expressa Centenário / Campo Comprido, têm 28 metros de comprimento, motores eletrônicos Volvo B-340 de geração Euro III e capacidade para 250 passageiros por viagem. Os biarticulados antigos, até agora em uso, comportam apenas 230 passageiros/viagem.

Números -  A linha Pinhais / Ruy Barbosa, servida diariamente por 16 ônibus biarticulados, percorre uma extensão de 21,5 quilômetros (ida e volta), com intervalos de cinco minutos em média. O tempo de viagem é de 66 minutos, também de ida e volta, e a velocidade média dos coletivos é de 20 km/h. Nos dias úteis, o movimento totaliza 34,5 mil passageiros. Nas horas de maior movimento, o número de usuários chega a cerca de quatro mil.

A exemplo da nova geração de ônibus biarticulados já em trânsito, os da linha Pinhais / Ruy Barbosa vêm equipados com completo sistema de informação ao usuário, como mensagens sonoras e visuais, garantindo completa mobilidade a deficientes físicos, auditivos ou visuais que estejam nos coletivos. Embarques e desembarques, nas estações-tubo, são em nível. Além disso, os veículos contam com vidros na cor fumê, para maior conforto dos passageiros, que reduzem os níveis de calor e de raios ultravioleta.