Linha Verde será ampliada em Curitiba

02/08/2011 - Webtranspo

Trabalhos englobam trecho urbano da BR 116

Ampliação melhorará o tráfego da região.
A prefeitura de Curitiba ampliará o número de pistas de circulação da Linha Verde Norte no trecho urbano da BR 116, entre o Centro Politécnico e a Avenida Victor Amaral. Atualmente, este eixo conta com quatro faixas que serão transformadas em dez, sendo que duas serão destinadas exclusivamente para o transporte de coletivo.

“A Linha Verde está fazendo da antiga BR 116 uma referência em urbanização para o Brasil. Estamos transformando a rodovia que dividia Curitiba em duas partes em um grande eixo de desenvolvimento integrado pelo sistema viário e o transporte coletivo”, exaltou Luciano Ducci, prefeito do munícipio.

Edson Seidel, coordenador técnico das obras do sistema, explicou quais serão os benefícios da melhoria para o local. “Haverá uma mudança viária para melhor nesta região. Hoje há engarrafamentos neste ponto da rodovia, por causa do estreitamento da BR, que absorve o fluxo de veículos da Linha Verde Sul, com doze pistas, que afunilam em apenas quatro vias”, explicou.

A ampliação deste trecho da linha será feita de forma similar com a que foi feita na Região Sul da cidade, com duas faixas para coletivos, seis para veículos (três em cada sentido), e duas vias locais de passagem (uma em cada sentido) e  ciclovia. O empreendimento também restaurará a iluminação, paisagismo e calçadas.

Nesta fase do empreendimento, com extensão de aproximadamente 2,3 quilômetros, serão investidos R$ 52 milhões, aportados pela Prefeitura e a AFD Agência Francesa de Desenvolvimento. A melhoria contempla os bairros de Jardim Botânico, Jardim das Américas, Cajuru, Cristo Rei, Capão da Imbuia e Tarumã.

A Linha Verde é a maior avenida em construção de Curitiba, quando finalizada terá 22 quilômetros de extensão e conectará as zonas Sul e Norte da capital paranaense.