Em Curitiba, Prefeito veta horários dos ônibus nos pontos

03/06/2011 - G1

O prefeito de Curitiba, Luciano Ducci (PSB), vetou o projeto de lei que determinava que em todos os pontos de ônibus da cidade houvesse uma espécie de cartaz para informar o cidadão dos horários dos veículos. Isso porque a prefeitura já estudava e começou a testar um sistema para monitorar eletronicamente os horários na quinta-feira (30).

O projeto do vereador Julião Sobota (PSC), aprovado em junho deste ano, obrigava a prefeitura a fixar em estações-tubo, pontos de ônibus e dentro dos coletivos o horário em que os veículos saem dos terminais e chegam ao ponto final.

Atualmente, os horários do transporte coletivo da capital estão disponíveis nos terminais e no site da Urbanização de Curitiba (Urbs). O veto deve ser analisado pela Câmara em agosto, porque parlamentares entraram em recesso, por 30 dias, nesta sexta-feira (01).

Ducci afirmou que o projeto foi vetado porque parte dos recursos do PAC da Copa serão destinados a aquisição de um sistema eletrônico que informa, por meio de um painel digital, a localização do ônibus da linha e o tempo que o veículo vai demorar para chegar à estação onde o usuário está. “É o que é usado hoje em alguns países”, afirmou o prefeito.

O sistema está sendo testado na estação tubo da Rua Marechal Floriano da Linha Verde. De acordo com o prefeito, a tecnologia também será testada em outros pontos da Linha Verde e, ainda este ano, o edital e licitação será aberto para que o sistema seja comprado.

A implantação da tecnologia é uma parceria entre a Prefeitura e Curitiba e a empresa Pública de Transportes de Perugia, na Itália. Foi firmado um protocolo de transferência de tecnologia.