Em Curitiba, O Maior ônibus do mundo, o Ligeirão azul começa a circular neste sábado

15/04/11 - Jornale

Os novos biarticulados – os maiores ônibus do mundo – entrarão em circulação na linha Ligeirão Boqueirão às 7h20 deste sábado. Serão dez ônibus de 28 metros de extensão, com capacidade para 250 passageiros, que vão substituir os dez ônibus articulados vermelhos, de 18 metros de extensão e capacidade para 170 passageiros. Outros 14 biarticulados de cor azul vão substituir os articulados vermelhos da linha Pinheirinho-Carlos Gomes, na Linha Verde, até o início de maio.

“Os novos ônibus biarticulados, movidos exclusivamente por biocombustível, inauguram um novo ciclo na história do transporte público curitibano", diz o prefeito Luciano Ducci. "O transporte coletivo de Curitiba entra, como os novos Ligeirões, na terceira fase do Sistema de Ônibus Expresso, inaugurado em 1974”, diz o presidente da Urbs, Marcos Isfer.

O Ligeirão Boqueirão transporta por dia 25 mil passageiros. Tem como pontos de chegada e saída o terminal Boqueirão e a estação tubo Praça Carlos Gomes fazendo apenas quatro paradas no trajeto de 10,3 quilômetros: nos terminais Hauer e Carmo e nas estações UTFPR (antigo Cefet) e, até o fim do recadastramento eleitoral, também na estação TRE.

A parada do Ligeirão na estação TRE foi definida pela Urbs e pela Prefeitura como uma forma de colaborar com os curitibanos e com a Justiça Eleitoral no recadastramento. As paradas são as mesmas, na ida e na volta ,e a viagem do Ligeirão, em horário de pico, leva 20 minutos. O Expresso Boqueirão, biarticulado vermelho, faz 19 paradas, aí incluídos os pontos de chegada e saída, fazendo a viagem em 35 minutos.

A entrada em operação dos novos ônibus biarticulados amplia em 45% a oferta de lugares na linha Ligeirão. Outro diferencial é que os novos biarticulados azuis vão operar com biocombustível a 100%, ou seja, sem mistura de óleo diesel ou qualquer outro óleo mineral. Até aqui, seis ônibus da Linha Pinheirinho-Carlos Gomes (Linha Verde) circulam com bio 100. Este número passará agora para 24 ônibus e, até o fim de 2012, para 140 ônibus.

Nos horários de pico, a cada 4,5 minutos sai um Ligeirão do Terminal Boqueirão e outro da Praça Carlos Gomes. Fora do pico, a freqüência média é de 10 minutos. A freqüência do Expresso Boqueirão é de, em média, oito minutos no horário normal e também  a cada 4,5 minutos nos horários de pico.

Fonte: Jornale