Curitiba inaugura expresso boqueirão

18/04/2011 - Webtranspo

Nessa linha, vai circular novo modelo gigante

Prefeito anunciou extensão do sistema

O sistema de transporte coletivo de Curitiba (PR) ganhou na última semana o chamado “Expresso Boqueirão”, que oferecerá aos passageiros locais um lote de dez ônibus de 28 metros de extensão biarticulado. Os ônibus transportarão 250 pessoas no trajeto Terminal Boqueirão à praça Carlos Gomes.

Na ocasião, Luciano Ducci, prefeito da cidade, anunciou que o projeto será levado para o eixo Norte-Sul. "O Ligeirão Boqueirão ganhou muita qualidade com este novo ônibus. Vamos levar o benefício do Ligeirão também para o Eixo Norte-Sul, inicialmente do Santa Cândida à Praça do Japão", disse o prefeito.

A entrada em operação dos novos ônibus biarticulados, segundo informações da prefeitura, vai ampliar em 45% a oferta de lugares na linha Ligeirão. Outro diferencial é que os biarticulados vão operar com biocombustível a 100%. Até aqui, seis ônibus da Linha Pinheirinho-Carlos Gomes (Linha Verde) circulam com bio 100. Este número passará agora para 24 ônibus e, até o fim de 2012, para 140 ônibus.

Velocidade

Para Luiz Filla, gestor de operação de transporte urbano, os novos modelos trafegarão ao longo da pista exclusiva da avenida Marechal Floriano, até o Boqueirão, a uma velocidade média de 28 quilômetros por hora.

“Essa velocidade garante ao passageiro chegar mais rapidamente ao destino, se comparada a viagem no expresso com paradas em todos os pontos, porque o usuário é o grande ganhador, resultado da transposição, que permite viagens quase sem paradas, e o desalinhamento das estações”, explica.