Técnicos percorrem Linha Verde Norte

10/12/2010 - Prefeitura de Curitiba

Uma missão formada por três especialistas da Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD) esteve em Curitiba nesta sexta-feira (10) para percorrer regiões que passarão por obras previstas dentro do financiamento da AFD, como a Linha Verde Norte. “Queremos dar início às obras da Linha Verde o mais rápido possível”, afirmou o prefeito Luciano Ducci, durante encontro com o grupo.

Além de percorrer os locais que passarão por obras com recursos do financiamento, a visita faz parte de uma auditoria interna da Agência, que acompanha o trabalho dos especialistas da AFD junto às cidades participantes, como é o caso de Curitiba. O financiamento da AFD garantirá recursos para projetos de recuperação ambiental e ampliação da Rede Integrada de Transporte.

Antes de visitarem os locais que passarão por obras, o auditor Phillippe Claquin, a coordenadora geográfica para o Brasil, Christelle Josselin, e o coordenador de projetos urbanos de Curitiba, Foulques Chombart de Lauwem, participaram de uma reunião com especialistas da Secretaria Municipal de Finanças e da Unidade de Gerenciamento de Programa (UGP), responsável pelo financiamento da AFD.

Os técnicos percorreram a Linha Verde Norte e conheceram o que foi feito na Linha Verde Sul – que teve obras financiadas pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Isso porque o conceito da Linha Verde aplicado no trecho sul da avenida será adotado na parte norte. Os especialistas da AFD se surpreenderam com a transformação que aconteceu no trecho sul.

A missão esteve ainda em dois trechos que farão parte do parque que será implantado na Bacia do Barigui, localizados no Moradias Barigui, na Cidade Industrial, e Vila Rigoni, na Fazendinha. Estas obras serão as próximas a ser licitadas dentro do financiamento da AFD. O programa inclui ações como a recuperação da bacia do rio Barigui, com a relocação de famílias residentes em áreas de risco e recuperação dessas áreas, ações de desenvolvimento ambiental.

A AFD é o braço financeiro da política estrangeira de ajuda pública da França. A agência é submetida aos ministros de Economia e Finanças e de Relações Exteriores. Graças a um amplo leque de instrumentos financeiros que desenvolveu e enriqueceu, a agência apóia os poderes públicos, o setor privado e as redes associativas locais na implementação de diversos projetos econômicos e sociais.