quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Prefeito conhece o Hibribus, ônibus com motor elétrico e a diesel


Ônibus híbrido


22/09/2010 14:29:00 - Agencia Curitiba
 
principal
  • miniatura
  • miniatura
  • miniatura
  • miniatura
  • miniatura
  • miniatura
  • miniatura
O prefeito Luciano Ducci conheceu nesta quarta-feira (22) o ônibus 7700 Hybrid, da Volvo, que tem dois motores, um a diesel e outro elétrico. O novo veículo vai integrar a frota a partir da segunda-feira (27), operando na linha Interbairros 2 experimentalmente durante três semanas. Com isso, Curitiba será a primeira cidade brasileira a testar o modelo, que poderá ser implantando na capital paranaense para a Copa de 2014.

"Esperamos que a nossa fábrica da Volvo já possa viabilizar o projeto para que o ônibus comece a circular para a Copa do Mundo. É um ônibus silencioso, que opera em dois sistemas de combustível, de forma sustentável. Curitiba é modelo no transporte coletivo e este ônibus será outro diferencial da cidade, que pensa na questão ambiental", afirmou Luciano Ducci, que  andou no novo modelo ao redor da Prefeitura, no Dia Sem Carro.

O sistema híbrido da Volvo proporciona uma redução no consumo de combustível de até 35%. A diminuição das emissões de gases poluentes que saem do escape é de cerca de 50%. "Curitiba é a primeira cidade a fazer o teste porque tem exemplo de cuidados ambientais e pela referência no transporte. A cidade tem muito a ganhar, porque com este veiculo reduziremos a poluição", afirmou o presidente da Volvo Bus América Latina, Luís Carlos Pimenta.

A cada vez que se acionam os freios, a energia de desaceleração é utilizada para carregar as baterias. Quando o veículo está parado, seja no trânsito, em pontos de ônibus ou em semáforos, o motor diesel fica desligado.

O motor elétrico é usado para arrancar o ônibus e acelerá-lo até uma velocidade de cerca de 20 quilômetros por hora, e também como gerador de energia durante as frenagens. O motor diesel entra em funcionamento em velocidades mais altas. "Este sistema rende muito bem na cidade, porque temos paradas freqüentes, em razão do trânsito. Assim, ele se auto-carrega toda vez que para, podendo acionar a parte elétrica e o diesel", explica o engenheiro da Volvo, Fábio Lorençon.

Para o presidente da Urbanização Curitiba S/A, Marcos Valente Isfer, o ônibus tem inúmeras vantagens, além de ser ecologicamente correto. Por funcionar de maneira auto-sustentável, e com sistema de bateria, não há barulhos para os passageiros, o que certamente será uma diferencial para o transporte da cidade. "É um excelente projeto. A nossa expectativa é que seja desenvolvido pela empresa para que começar a operar e funcionar até a Copa, melhorando ainda mais as condições do transporte em Curitiba".

http://www.curitiba.pr.gov.br/noticias/luciano-ducci-conhece-o-hibribus-onibus-motor-eletrico-e-a-diesel/20626

Nenhum comentário:

Postar um comentário