sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Painel digital informará horário de chegada de ônibus na Linha Verde

Publicado em 24/08/2010 às 11:27 - Prefeitura de Curitiba


A Urbs - Urbanização de Curitiba S/A testará na Linha Verde um sistema de informação para passageiros do transporte coletivo. Trata-se de um painel digital instalado dentro da estação-tubo, informando a localização do ônibus na linha e o tempo de chegada na estação.

O sistema será testado dentro de uma parceria com a empresa pública de transporte da cidade italiana de Perugia: Azienda Perugiana della Mobilita, com a qual a Urbs mantém um protocolo de transferência de tecnologia.
Além do sistema informativo, estão sendo discutidos outros projetos, como o uso de gás metano nos ônibus do transporte coletivo e controle de frota.
"Vamos testar para na prática ver quais benefícios e vantagens aos passageiros, e como o sistema funciona localmente", diz o presidente da Urbs, Marcos Isfer.
Para o teste com painel, foi selecionada a estação da Marechal Floriano Peixoto, nos dois sentidos, envolvendo 48 ônibus das linhas Pinheirinho/Carlos Gomes e Circular Sul, contando também os veículos reservas. Nas duas estações passam por dia aproximadamente mil passageiros.
A previsão é de que em janeiro o painel entre em funcionamento. A instalação dos painéis foi discutida durante a visita do técnico da empresa italiana Alessandro Arcangeli à Urbs. O sistema é o mesmo usado em ônibus do transporte público de Perugia e de Roma.
Os painéis funcionam com tecnologia de Identificação por Rádio Frequência. Serão instaladas centrais eletrônicas em quatro estações da Linha Verde, incluindo a da Marechal Floriano. Quando os ônibus passarem, a central aciona o painel informando o tempo de chegada do veículo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário